quinta-feira, 26 de março de 2015

Estragando o mingau

Após este experimento pode-se explicar quais são as técnicas de conservação dos alimentos.


Objetivo
Perceber a necessidade de guardar bem os alimentos para que eles não se contaminem.

Material

• 5 copinhos de café numerados

• 1 saco plástico ou filme plástico

• 2 colheres de amido de milho ou outro tipo de farinha

• 1 colher de óleo

• 1 colher de sopa

• 1 panela pequena

• 1 copo de vidro

• 1 colher de vinagre

• água

Procedimento
Prepare o mingau com o amido de milho e um copo de água. Misture bem e leve ao fogo até engrossar. Coloque o mingau ainda quente até a metade dos copinhos. Deixe o copo 1 aberto, em cima da pia do laboratório. Cubra o 2 com o filme plástico, vede-o, e deixe-o também sobre a pia. O 3 é completado com óleo e o 4, com vinagre.

O 5 é colocado na geladeira, sem cobertura. Observe com a turma em qual mingau apareceram as primeiras alterações. Depois de uma semana, peça a todos para descrever a aparência de cada copo e fazer desenhos coloridos, seguindo o que viram nos copinhos.

Explicação
A temperatura alta, usada no cozimento do mingau, matou os microrganismos. Já o calor que ultrapassa os 30 graus Celsius deixa o ambiente propício para a proliferação de micróbios, que se depositam no mingau deixado ao ar livre.

Observe o que acontece com cada copo de mingau.
Foto: Daniel Aratangy
1. É o que apresenta mais alteração, pois ficou na temperatura ambiente e sem proteção, exposto aos microrganismos. 2. Está menos estragado que o primeiro, porque o filme plástico impede que os micróbios se depositem sobre ele. 3. O óleo funciona como cobertura ou embalagem, impedindo qualquer contato com o ar e, por consequência, com os micróbios. 4. A acidez do vinagre impede o aparecimento de microrganismos (é o princípio de preparação de algumas conservas). 5. As baixas temperaturas são as que mais retardam o aparecimento de fungos, por isso a geladeira é o melhor lugar para conservar alimentos.
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/como-ensinar-microbiologia-426117.shtml. Acesso em 26/03/2015.
Bom desempenho!!!

2 comentários:

  1. Realizei esta atividade, foi muito proveitosa e enriquecedora, fiz com 7º ano e também 2ª série do ensino médio ( com alunos que nunca tinham feito experimento em microbiologia) em ambos os níveis a experiencia foi boa, pois permitiu discutir a eficiência doa agentes antimicrobianos, contágio e disseminação. A dificuldade encontrada foi armazenar a caixa com os copinhos para a encubação, pois na escola não tem laboratório, nem local adequado para isso.

    ResponderExcluir
  2. A atividade é boa, por usar material barato, mas nem sempre é possível devido a grande quantidade de alunos por turma, nem sempre conseguimos parceiros professores para dividir a turma ou a escola nem sempre permite.

    ResponderExcluir