Escola Normal - Professora Elisângela


Escola Estadual Professor Antônio Dias Maciel


Professor: Elisângela


Turmas: 3ºs: 04, 08, 11, 14.

Gabarito: Avaliação de recuperação


Orientações Gerais:
- Leia atentamente as questões.
- Não é permitido o uso de aparelho eletrônico durante a realização da prova.
- Utilize o verso da folha ou o lado da questão para resolução dos problemas.
- Não serão aceitas rasuras.
- As respostas deverão estar a tinta azul ou preta.
- Não é permitido nenhuma escrita ou desenho na avaliação que não foi solicitado, podendo o mesmo causar-lhe prejuízo na nota da avaliação.
- Bom desempenho!
1 -(UFSCAR – ADAPTADO) Em relação  à primeira lei de Mendel, é incorreto afirmar que:
a) o gameta recebe apenas um dos genes de cada caráter, sendo, portanto, sempre puro.
 b) entre outros nomes, esta lei recebe o nome de lei da pureza dos gametas
 c) os genes alelos são segregados e passam aos gametas em proporções fixas e definidas
d) cada caráter é determinado por um par de genes, que se une na formação dos gametas
2-  (UEPB PB - ADAPTADO) – Quanto a terminologia utilizada na genética, associe corretamente:
I. genótipo;
II. fenótipo;
III. gene;
IV. heredograma.
A. É a montagem de um grupo familiar com o uso de símbolos, também conhecido como genealogia, mapa familiar ou pedigree.
B. Cada segmento de DNA capaz de transcrever sua mensagem em uma molécula de RNA.
C. É a constituição genética de um organismo, ou seja, o conjunto de alelos que ele herdou dos genitores.
D. São as características internas ou externas de um ser vivo, geneticamente determinadas.
Assinale a alternativa correta:
a)I-A ; II-B ; III-D ; IV-C
b) I-C ; II-D ; III-B ; IV-A
c) I-B ; II-A ; III-D ; IV-C

d) I-A ; II-C ; III-B ; IV-D

3- (F. Objetivo-SP - ADAPTADO).  Observe  a  genealogia anexa que  refere-se a uma família com casos de alcaptonúria, anomalia provocada por um gene recessivo.
Resultado de imagem para A genealogia anexa refere-se a uma família com casos de alcaptonúria, anomalia provocada por um gene recessivo.
Nesse heredograma os genótipos que não podem ser determinados são os dos indivíduos:
 a) 1,2 e 5   b) 3, 5 e 6   c)1, 3 e 6      d) 3, 8 e 10
4 – Na sala de aula, alguém comentou: “Dominância incompleta e codominância são sinônimas. Você discordou e resumidamente, explicou a diferença dizendo que:
a)       Na codominância, o filho heterozigoto expressa os dois fenótipos dos pais ao mesmo tempo e não um fenótipo intermediário como ocorre na dominância incompleta.
b)       Na Dominância incompleta, o filho heterozigoto expressa os dois fenótipos dos pais ao mesmo tempo e não um fenótipo intermediário como ocorre na codominância.
c)       NA codominância, o filho homozigoto expressa um fenótipo, prevalecendo o gene dominante e na dominância incompleta, o filho heterozigoto expressa os dois fenótipos dos pais ao mesmo tempo.
d)       Na dominância incompleta, o filho homozigoto expressa um fenótipo, prevalecendo o gene dominante e na codominância, o filho heterozigoto expressa os dois fenótipos dos pais ao mesmo tempo.
Observação: As questões de 5 a 9 deverão ter os cruzamentos ao lado da questão ou no verso da folha.
5-(Fac. Objetivo – SP – ADAPTADO) Em camundongos, o genótipo aa é cinza; Aa é amarelo e AA é um alelo letal tendo morte embrionária. Quantos indivíduos cinzentos se espera de um cruzamento entre um macho amarelo e uma fêmea amarela?
a)2/3                         b)1/2              c)1/4         d) 1/3

Resolução:
Cruzamento: Aa x Aa
Descendência: AA, Aa, Aa, aa
Lembrando que o gene AA é letal, temos:
2/3 de camundongos amarelos
1/ 3 de camundongos cinzentos
6- (UEL-PR – ADAPTADO) No homem a polidactilia é um caráter dominante e a miopia, uma anomalia recessiva. Uma mulher com polidactilia e miopia, cuja mãe era normal para as duas características casa-se com um homem normal, cujo pai era míope. Qual a probabilidade deste casal ter uma criança do sexo feminino com polidactilia e miopia:
a) 1/8
b) 1/4
c) 3/8
d)1/ 2
Cruzamento 1 – Polidactilia
Homem: nn
Mulher: Nn
Cruzamento: Nn x nn
Descendência:Nn, Nn, nn, nn
Com polidactilia: 1/2
Cruzamento 2 – Miopia
Homem: Mm
Mulher: mm
Cruzamento: Mm x mm
Descendência: Mm, Mm, mm, mm
Com miopia: 1/2
Probabilidade: 1/2 x 1/2 x 1/2= 1/8
7 – (UFC-CE- ADAPTADO) Olhos castanhos são dominantes sobre olhos azuis. Um homem de olhos castanhos, filho de pai de olhos castanhos e mãe de olhos azuis, casa-se com uma mulher de olhos azuis. Qual a probabilidade deste casal ter um filho de olhos castanhos?
a)       75%
b)       100%
c)       50%
d)       25%
Cruzamento : Aa x aa
Homem: Aa
Mulher: aa
Descendência: Aa, Aa, aa, aa
Probabilidade: 1 /2 =  50%

8 - Uma mulher com olhos escuros e visão normal case-se com um homem de olhos claros e míope . Sabendo que os olhos escuros e a visão normal são determinados por genes dominantes , e que este casal já tem um filho de olhos claros e visão normal,  marque a alternativa que indica a probabilidade de nascer uma criança de olhos claros e visão normal.
a) 1/2
b) 1/3
c) 1/4
d) 1/8
Cruzamento 1 – cor dos olhos
Mulher: Aa
Homem: aa
Cruzamento: Aa x aa
Descendência: Aa, Aa, aa, aa
Olhos claros: 1/2
Cruzamento 2 – miopia
Mulher: MM
Homem: mm
Visão normal: 4/4
Probabilidade: 1/2 x 4/4 = 4/8 = 1/2
9 – (Puccamp – SP- ADAPTADO) Analise : Em cavalos a coloração do pelo resulta da ação de dois pares de genes autossômicos que estão localizados em cromossomos não homólogos. A cor preta é condicionada pelo gene M, a cor marrom pelo seu alelo m. A coloração uniforme é condicionada pelo gene B e seu alelo b expressa manchas brancas em qualquer pelagem. Um macho preto com manchas brancas (I), cujo pai era marrom uniforme (II), é cruzado com uma fêmea marrom com manchas brancas (III), cuja mãe era preta uniforme(IV). Marque a alternativa que contém os genótipos dos indivíduos mencionados:
a)       I – (mmBb), II – (Mmbb), III – (MmBb), IV – (mmbb)
b)       I – (Mmbb), II – (mmBb), III – (mmbb), IV – (MmBb)
c)       I- (MMbb), II – (mmBb), III – (mmbb), IV – (mmBb)
d)       I – (MMBb), II- (Mmbb), III – (MMBb), IV – (mmBb)
10) - Observe a representação do perfil cromossômico de uma mulher:
http://s3.static.brasilescola.uol.com.br/img/2017/02/perfil-cromossomico.jpg
A constituição cromossômica de um indivíduo é chamada de:
a) Genoma.
b) Genética.
c) Cariótipo.
d) Genótipo









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